Fique de olho nas finanças!

9 SEGREDOS DA BOA GESTÃO FINANCEIRA

Para qualquer negócio ser bem sucedido nessa vida, precisa ter uma boa gestão financeira. Mesmo se você não tem uma loja e trabalha com a revenda porta a porta, precisa ganhar conhecimento para administrar bem seu dinheiro e poder fazer seu empreendimento prosperar. O Instituto Endeavor Brasil, especializado em apoiar novos empreendedores, escreveu um artigo incrível que pode te ajudar muito. A gente selecionou algumas dicas deles para te ajudar a cuidar melhor da gestão financeira do seu negócio. Dá uma olhadinha:

 

  1. Adquira conhecimento em gestão de negócios
    Manter-se atualizado em relação às novas ferramentas e conceitos teóricos em gestão de negócios é essencial. Obter conhecimento na área de finanças é uma grande dificuldade dos empreendedores, por isso quanto mais você dominar o assunto, mais vantagem competitiva adquire.
  2. Realize um Planejamento Estratégico
    Para uma visão efetiva do direcionamento estratégico da empresa, é crucial que ela tenha uma definição bem clara de suas missões e objetivos estratégicos. Deve-se formular o Planejamento Estratégico periodicamente. Para defini-lo, deve-se refletir sobre a direção estratégica a ser tomada, os projetos e seus planos operacionais, os objetivos de cada estratégia, as responsabilidades e os prazos. Mais importante ainda é que os dados do plano sejam convertidos em números, tornando-os mais claros e fáceis de serem avaliados.
  3. Atenção à organização e gestão orçamentária
    É interessante fazer um orçamento anual, que deverá conter as projeções de receitas e despesas. Esse plano também deverá definir os objetivos financeiros, conter um plano de metas e de remuneração variável com base nessas metas, bem como estudar as estratégias de preço e melhores ações de mercado. Outra dica que parece simples, mas nem sempre é: gaste menos do que ganha. Crie um “fundo de caixa”, se possível. Ele deve ser utilizado apenas no remanejamento de custos em situações de crise financeira e em situações não previstas.
  4. Faça um controle mensal
    Para acompanhar os rendimentos e verificar se o orçamento anual está sendo, de fato, cumprido, é importante acompanhar regularmente os números do seu negócio.
  5. Cuidado com a desorganização dos documentos
    Cuidar dos documentos de maneira organizada traz economia de tempo para sua busca e possibilita que as informações originais estejam disponíveis (se necessário) com maior agilidade.
  6. Administre corretamente seu fluxo de caixa
    Seja calculando erroneamente os ganhos ou subestimando as perspectivas de gastos, a má administração do fluxo de caixa pode levar a diversos prejuízos, de tempo, esforços e dinheiro. Dentre as alternativas para uma elaboração eficiente de fluxo de caixa está a utilização de softwares de gestão financeira.
  7. Separe verbas pessoais das empresariais
    Um dos erros mais comuns é a retirada de dinheiro da empresa para uso pessoal ou remanejar verba pessoal para dentro do negócio. Separar a questão financeira pessoal da empresarial é básico e deve ser resolvida logo no início do empreendimento.
  8. Evite gastos exorbitantes com folhas de pagamento
    A empresa mostra-se mais controlada financeiramente quando gastos com folhas de pagamento não ultrapassam entre 30% e 40% do faturamento. Por isso é importante que, dentro do planejamento gerencial, se reflita sobre a quantidade realmente necessária de funcionários e sobre suas funções, mesmo porque o gestor deverá manter um fundo de reserva para demissões e custos previsíveis, como 13º salários, férias, entre outros.
  9. Pense no futuro
    O crescimento do seu negócio depende, também, das projeções feitas e quais os próximos passos a se seguir. Inclusive, a cada novo direcionamento, deve-se propor novos planos estratégicos e táticos. A estagnação surge quando não se sabe para onde ir.

Pode parecer muita coisa no começo, mas se criar o hábito de cuidar do seu dinheiro, aos poucos, fica tudo mais fácil. O importante é sua intenção em fazer melhor por você mesma.

 

Seja uma revendedora Colmeia

Se você quer um negócio lucrativo para trabalhar no conforto do seu lar, então revender Moda Colmeia é uma excelente opção. A marca é a número 1 em moda jovem do Norte e Nordeste, com coleções atualizadas com as últimas tendências da moda e uma excelente aceitação pelo público feminino.

Para fazer parte do nosso time e se tornar uma de nossas revendedoras, você pode fazer seu cadastro pela internet e comprar todas as suas peças pelo nosso site. Isso é muito mais comodidade e tempo para você! Além disso, nas compras acima de R$1.000,00, você não paga o frete.

Confira nossa coleção e alcance sua independência financeira, basta clicar aqui!

Somos uma marca antenada com a moda com 24 anos de história pra contar. Nossa missão é oferecer aos nossos clientes o melhor do produto do mercado, mais fashion, com originalidade e variedade única.

Share:

Leave a reply

Que tal dar uma olhada em nossos últimos posts?

@modacolmeia

Siga-nos e fique por dentro de todas as novidades