Sem categoria

Capital de Giro | Entenda como funciona e no que ele pode ajudá-la

Abrir um negócio, mesmo que de pequeno porte, não é fácil. Mais do que planejamento, é preciso capital para investir com produtos, material ou mão de obra. Além disso, é necessário ter consciência de que o lucro nem sempre é imediato.
Para isso, existem investimentos como o capital de giro, que seria uma reserva que toda empresa ou empreendedor deve possuir para financiar vendas à prazo, cobrir impostos e taxas, até que se possa receber o faturamento.
Confira como funciona e quais benefícios o capital de giro traz para você, além de identificar os possíveis problemas e aprender como solucioná-los, para que suas vendas continuem fluindo bem.

 

Onde conseguir

É esse financiamento que irá ajudá-la a pagar por todo investimentos inicial durante o primeiro (ou primeiros) anos de trabalho como revendedora, além de negociar preços melhores com os fornecedores ou aproveitar uma oportunidade vantajosa.
Faz parte do capital de giro os recursos em caixa, as aplicações financeiras, os estoques e duplicatas a receber. Quem não tem uma reserva, pode adquiri-lo através de uma instituição financeira.
Alguns bancos oferecem empréstimos para formação ou utilização imediata do capital de giro. Porém, devido aos juros praticados atualmente, o melhor ainda seria não necessitar de linha de financiamentos bancário.
Entretanto, se este for o seu caso, o ideal é procurar um contador de sua confiança para que ele mesmo possa analisar e avaliar o melhor caminho que você deve tomar, garantindo que você não vá se enrolar para quitar a dívida.

 

Como administrar o seu capital de giro

A necessidade do capital de giro é determinada pelo nível de atividade em um negócio. Seu aumento tanto pode ocorrer em períodos de rápido crescimento como em épocas de queda nas vendas.
Neste caso, para mantê-lo sobre controle você deve traçar estratégias que aumentam o seu lucro como, por exemplo, promovendo tardes de vendas com bazares ou fazendo promoções.
Assim, acaba-se com o estoque antes de investir em novas peças, pois sempre corre-se o risco de ficar com itens encalhados e, consequentemente, adquirir uma crise ainda maior com o surgimento de novas dívidas.

 

O que pode causar queda no capital de giro

– Falta de planejamento financeiro ou má gestão do fluxo de caixa;

– Previsão errada de crescimento: compra de matéria-prima ou estoque em excesso;
– Pagamentos atrasados por parte dos clientes;
– Falta de planejamento em datas comemorativas como Dia das mães, dos pais, namorados, das crianças e Natal.

 

O que fazer para tentar lidar com a queda do capital de giro

– Converse com os seus clientes para ver a possibilidade de antecipação nos pagamentos;
– No caso de atrasos, tente renegociar a dívida com os fornecedores mais próximos;
– Para vendas no cartão, tenha em mente que nos pagamentos com crédito à vista o dinheiro cai na sua conta em 30 dias. Já quando parcelado, cada parcela leva 30 dias. Porém, você pode antecipar as vendas com a credenciadora. No caso da Cielo, quando a antecipação é feita até às 14 horas, o dinheiro cai na sua conta no mesmo dia e não há cobrança de IOF;
– Outra boa notícia é que com o valor das vendas antecipadas, você pode negociar com os seus fornecedores descontos nos pagamentos à vista;
– Em último caso, faça um empréstimo. Desde que as taxas de juros sejam compatíveis com a sua situação e você tenha previsão de faturamento garantido para quitar a dívida. A dica é analisar as condições oferecidas pelos bancos ou financeiras, mas também pode pedir ajuda aos amigos e familiares.

 

Seja uma revendedora Colmeia

Se você quer um negócio lucrativo para trabalhar no conforto do seu lar, então revender Moda Colmeia é uma excelente opção. A marca é a número 1 em moda jovem do Norte e Nordeste, com coleções atualizadas com as últimas tendências da moda e uma excelente aceitação pelo público feminino.

Para fazer parte do nosso time e se tornar uma de nossas revendedoras, você pode fazer seu cadastro pela internet e comprar todas as suas peças pelo nosso site. Isso é muito mais comodidade e tempo para você! Além disso, nas compras acima de R$1.000,00, você não paga o frete.

Confira nossa coleção e alcance sua independência financeira, basta cadastrar-se no campo abaixo!

 

Somos uma marca antenada com a moda com 24 anos de história pra contar. Nossa missão é oferecer aos nossos clientes o melhor do produto do mercado, mais fashion, com originalidade e variedade única.

Share:

Leave a reply

Que tal dar uma olhada em nossos últimos posts?

@modacolmeia

Siga-nos e fique por dentro de todas as novidades