dicas para revendedoras

Como preparar o seu estoque para a troca de coleção de roupas

estoque de roupas

Quem tem uma loja ou trabalha com revenda de roupas femininas sabe que é importante manter o ritmo de vendas durante todo o ano. Para isso, é fundamental ter uma coleção de roupas sempre atual, seguindo as tendências de cada estação.

No entanto, essa tarefa exige organização e planejamento. É por isso que muita gente pesquisa como fazer controle de estoque de loja de roupas ou quais são as tendências das próximas estações. 

É que cada temporada tem uma coleção de roupas específica. Portanto, o que faz sucesso durante o verão pode não estar no catálogo de moda inverno, por exemplo. Sendo assim, você precisa ficar de olho para fazer a renovação do estoque de roupas e acompanhar as mudanças no mundo da moda.

Além disso, temos outras dicas para manter as prateleiras para estoque de roupas sempre abastecidas com peças atuais e que saem muito. Confira a seguir!

Análise o planejamento e as finanças

organizacao de roupas

Antes de partir para a ação e saber como organizar o estoque de loja de roupas ou já pedir novas peças, você precisa se debruçar sobre os números, resultados e atingimento de metas. Reveja seu planejamento para entender se está no caminho certo ou se precisa fazer ajustes. 

Você pode fazer isso a cada três meses, por exemplo. Mas é importante ter o mínimo de controle também no dia a dia, seja com uma planilha controle de estoque de roupas ou um programa específico.

Essa etapa também é importante para você saber quanto dinheiro vai poder investir na nova coleção de roupas. Assim, não vai sair comprando tudo o que vê pela frente, correndo o risco de contrair dívidas em vez de ter um negócio lucrativo.

Conheça a época de troca de coleções de roupas

Outro ponto fundamental é saber qual é a época de troca de coleções de roupas. Afinal, você precisa fazer a mudança no seu estoque quando isso faz sentido para as suas clientes, acompanhando o movimento do mercado. E lembre-se que muitas gostam de ter acesso às novidades o quanto antes.

Comprar com antecedência pode garantir ainda que você tenha os melhores produtos, negociando preços mais baixos. Então, comece o seu planejamento o quanto antes. Por exemplo, o período de outono/inverno vai de março a setembro. Já a primavera/verão vai de outubro a fevereiro.

Capriche no estoque de roupas para revenda em datas comemorativas

entrega de estoque
entrega de estoque

Além das épocas de troca de coleção de roupas, você também precisa preparar seu estoque para datas importantes do varejo, em que o volume de vendas costuma ser maior. Então, para atender a essa demanda, anote aí as principais:

  • Dia das mães;
  • Dia dos namorados;
  • Black Friday;
  • Natal.

Queima de estoque de roupas femininas pode ser boa opção

As promoções de fim de temporada são uma prática bastante comum, e um ótimo jeito de esvaziar seu estoque de roupas para revenda, para dar lugar às peças da nova estação.

Portanto, organize uma queima de estoque de roupas femininas um pouco antes de lançar a próxima coleção. Assim, vai atrair mais pessoas para a sua loja e liberar espaço para as novidades.

Comunique promoções e novas coleções

Criar eventos, enviar a novidade por meio de grupos em aplicativos de mensagens ou redes sociais estão entre as estratégias para você fazer com que todos saibam quando acontecem as promoções e quando chegam as novas coleções. Dê destaque a esses acontecimentos, que são importantes para você vender mais.

Saiba como fazer controle de estoque de loja de roupas

Para ter tudo organizado, você precisa saber como fazer o controle de estoque de loja de roupas. Assim, vai entender o que precisa liquidar para dar espaço para a próxima coleção, por exemplo. Dá para usar um software ou fazer uma planilha de controle de estoque de roupas.

O importante é ter um inventário com as peças, de maneira que te dê uma visão clara de dados como código do produto, descrição, data da aquisição, da venda, além do valor, por exemplo.

Esse inventário pode ser feito de acordo com o tamanho do seu estoque de roupas: semanal, quinzenal ou mensal. Só não se esqueça dessa etapa, que é fundamental para manter o controle do que entra e do que sai.

Aprenda como organizar estoque de loja de roupas

Organize prateleiras para estoque de roupas para te ajudar a ter a visão de todas as peças e saber o que precisa ser reabastecido, por exemplo. Para isso, separe as roupas por:

  • Gênero;
  • Tipo de peça;
  • Cor;
  • Tamanho.

Na troca de coleção de roupas, leve suas clientes em consideração

organizacao de estoque

Se você fez um bom planejamento, entendeu quanto tem para investir em uma nova coleção de roupas, e também organizou seu estoque e sabe direitinho quais são as peças que saem mais, e mais rapidamente, é chegada a hora de escolher as peças que vão estar em seu novo catálogo de moda.

Para isso, leve em consideração as informações que você organizou e o que tem registrado em seus inventários. A observação sobre o gosto das suas clientes também é importante nessa etapa.

O ideal é investir em peças que você entende que tenham a ver com a preferência e com o comportamento de consumo de quem já costuma comprar com você, ou daqueles clientes que você quer conquistar. Isso inclui não só o estilo das peças, as cores e estampas, mas também os valores e materiais, por exemplo. 

Mantenha uma boa relação com seus fornecedores

Para conseguir negociar preço e prazo e ter sempre um estoque atual, com as últimas tendências, é importante ter uma boa relação com os fornecedores. Mantenha o contato ao longo do ano e se faça presente para ter parceiros sempre disponíveis. Na Moda Colmeia, por exemplo, você tem acesso a um catálogo de moda online, compra no atacado de moda feminina pela internet, o que facilita e muito a sua vida, principalmente em tempos de distanciamento social, não é verdade? Para saber como se tornar uma revendedora, cadastre-se para receber mais informações!

Somos uma marca antenada com a moda com 24 anos de história pra contar. Nossa missão é oferecer aos nossos clientes o melhor do produto do mercado, mais fashion, com originalidade e variedade única.

Share:

Leave a reply

Que tal dar uma olhada em nossos últimos posts?

@modacolmeia

Siga-nos e fique por dentro de todas as novidades