dicas para revendedoras

Como trabalhar a carteira de cliente

empresaria loja de roupas

Nunca se falou tanto sobre empreendedorismo como nos últimos anos, não é mesmo? Ter o próprio negócio é um grande desafio, mas estamos aqui para ajudar a impulsionar as  suas vendas. Entre as principais estão as relacionadas às vendas. Por isso, nesse artigo, vamos mostrar como trabalhar a carteira de clientes.

Para ter lucro, a empresa precisa gerar um número maior de receitas do que de despesas. No caso de uma revenda de roupas femininas, a soma de todas as vendas devem superar a soma de todos os custos (fixos e variáveis) do negócio.

Uma das melhores formas de aumentar as vendas e melhorar a experiência do consumidor é por meio da gestão da carteira de clientes. Se você quer saber mais sobre a importância dessa estratégia para o seu negócio e ainda como fazer uma carteira de clientes, continue a leitura que a gente te conta!

Primeiro, por que é importante ter uma carteira de cliente?

Em uma revenda de roupas femininas, a queda no número de clientes é um dos maiores problemas que o negócio pode enfrentar. No longo prazo, também não é saudável depender das vendas de um número limitado de clientes.

Por isso, como fazer uma carteira de clientes deve ser uma das prioridades no seu negócio. Ela consiste no grupo de pessoas que compram na sua loja constantemente, ou seja, vocês possuem um vínculo.

Ter uma carteira de clientes e criar estratégias para fortalecer esse relacionamento é uma maneira de alcançar um negócio sustentável. Agora que mostramos a importância de uma carteira de clientes, vamos colocar a mão na massa?

Como trabalhar a carteira de clientes?

compras pela internet

A emoção de atrair os primeiros clientes é muito boa, mas é necessário colocar em prática algumas ações de gestão para fazer com que eles voltem. Para isso, criar um relacionamento é essencial para impulsionar o seu negócio.

Separamos 5 dicas práticas de empreendedorismo para trabalhar a carteira de clientes. Confira!

  1. Defina a cliente ideal para o seu negócio

Toda estratégia começa com um planejamento e o primeiro passo é definir qual é o público-alvo da empresa. A partir do momento que você sabe onde focar, as ações terão um retorno mais efetivo.

Para isso, analise as tendências do mercado, os concorrentes, as clientes que você já tem para definir como a sua revenda de roupas femininas vai atender as necessidades dos consumidores. E ainda, ter um perfil de cliente auxilia na definição do mix de produtos, na forma de se comunicar e na produção de conteúdo, por exemplo.

  1. Conheça as suas clientes
cabides roupas

Conhecer as clientes é uma dica essencial para qualquer negócio. Existem várias ferramentas para coletar essas informações, como um cadastro feito pessoalmente ou online após a compra, relatórios retirados da rede social da loja e do controle das vendas.

Com a criação de um banco de dados é possível tomar decisões mais certeiras para a gestão da loja. Entre as informações que você pode categorizar estão:

  • idade;
  • frequência das compras;
  • ticket médio (valor médio das vendas) e;
  • lista de produtos que mais vendem.

Cada negócio é único, por isso, entenda as particularidades das suas clientes a partir das informações que você possui no momento.

  1. Foque no pós-venda

Atrair um novo cliente é mais caro e demanda um esforço maior do que fidelizar aqueles que já compraram em algum momento. Ou seja, focar nos consumidores que você já tem vale muito a pena.

Esteja disponível para tirar dúvidas após a compra e ofereça alguma vantagem para que a cliente compre novamente. Outra boa prática é fazer pesquisas de satisfação periódicas para receber sugestões e entender o que pode ser melhorado.

Além disso, após ter uma experiência positiva e gostar das peças que adquiriu, a chance da consumidora indicar a sua loja para amigas e familiares é alta. Com isso, a sua carteira de clientes vai crescendo por meio de indicações.

  1. Fortaleça o relacionamento com as clientes
Empresaria mulher

Manter um relacionamento próximo com as pessoas que já compraram na sua loja é uma ótima maneira de trabalhar a carteira de clientes. O motivo é simples: nada impede que elas façam uma nova compra no futuro, mas para isso acontecer, precisam se lembrar da loja.

Para fortalecer o relacionamento existe diversas ações que uma revenda de roupas femininas pode fazer, como:

  • convidar as clientes para entrarem em uma lista de transmissão no whatsapp/telegram para receberem as novidades;
  • atualizar com frequência as redes sociais da loja com conteúdos interessantes para as clientes.

Além dessas ideias, pense em diferentes formas de manter contato com os clientes. Existem diversos meios de comunicação e ferramentas que você pode utilizar. Uma outra forma de fortalecer esse relacionamento é aproveitando as diversas datas promocionais do varejo ao longo do ano. Temos o natal, o dia das mães, o dia dos namorados, a Black Friday e outras.

Todas essas datas geram um aumento nas vendas, principalmente, no setor de vestuário. Por isso, não perca a oportunidade de planejar ações para os clientes nesses períodos e impulsionar o seu negócio.

  1. Ofereça algo diferente dos concorrentes
loja de roupas minimalista

Crescer não é fácil em um mercado com diversos concorrentes. Uma forma de se destacar é entender quais são as dores das clientes que a sua loja pode suprir. As ofertas personalizadas e o bom atendimento são vistos como ações que chamam a atenção e conquistam os consumidores. 

Além disso, pense em outras maneiras de criar uma experiência de compra mais agradável. Quem não gosta de ser bem atendido, não é mesmo? Aquela forma antiga de vender não funciona mais nos dias de hoje. Adapte o negócio para o mundo digital e mostre quais são os diferenciais da sua loja.

Perder clientes é um sinal de alerta para qualquer empresa. Uma forma de conhecê-los melhor e fortalecer esse relacionamento é por meio da gestão da carteira de clientes. A partir das dicas deste artigo podemos perceber que pequenas ações e cuidados na gestão do dia a dia podem fazer uma grande diferença nas vendas.

Gostou das dicas? Conta aqui nos comentários como você trabalha a carteira de clientes do seu negócio!

Somos uma marca antenada com a moda com 24 anos de história pra contar. Nossa missão é oferecer aos nossos clientes o melhor do produto do mercado, mais fashion, com originalidade e variedade única.

Share:

Leave a reply

Que tal dar uma olhada em nossos últimos posts?

@modacolmeia

Siga-nos e fique por dentro de todas as novidades