Dicionário da Moda — Conheça os Nomes e Modelos de Vestidos Mais Usados

Você que trabalha com moda, precisa conhecer os nomes e modelos de vestidos mais usados pelo público feminino. Afinal, para transmitir credibilidade, é necessário dominar o mundo fashion.
Para ajudar, listamos os principais tipos de vestidos e as características de cada um deles. Vai decorando aí, um pouquinho por vez, e guarde esse post para consulta, combinado?
Os principais modelos de vestidos
Há diversos modelos de vestidos, dos justos — como o lápis — aos mais rodados — que é o caso do balonê. Cada um deles possui características distintas, o que os tornam únicos. Veja só:
Vestido A
Tem os ombros mais justos e fica mais larguinho na parte inferior, lembrando a letra A. Foi criado por Christian Dior em 1955.
Vestido Trapézio
Também tem ombros mais justos, mas a parte inferior é bem mais ampla se comparado ao modelo em A.
Vestido H
Conhecido como vestido lápis, tem sua forma ajustada desde os ombros até os quadris, terminando na altura dos joelhos. Também criado por Christian Dior, foi sucesso absoluto nos anos 60 e ainda é um dos modelos de vestidos queridinhos entre as mulheres.
Vestido Triângulo
Também se origina do estilo em A. Nesse caso, porém, a saia é triangular e rodada, com bastante tecido.
Vestido I
Tem o mesmo formato que o molde em H (lápis) com a diferença do comprimento: nesse caso, são midi ou longos.
Vestido Sino
Corpete justo e acinturado e saia volumosa são as principais características desse vestido que aparenta ter a forma de um sino.
Vestido T
O modelo é justo como o vestido lápis. Mas, nesta versão, ganha mangas similares a de uma camiseta.
Vestido Balonê
Lembra o vestido sino com a diferença que a saia não é soltinha. No modelo balonê, ela fica mais “inchada”, por causa do tipo de costura.
Ainda tem mais! Conheça mais modelos de vestidos
O mundo fashion ainda conta com muitos outros modelos de vestidos, como o princesa e o charleston. Confira mais alguns tipos:
Vestido V
É o contrário do vestido triângulo. Nesse caso, os ombros contam com bastante volume e largura, enquanto cintura e quadris são mais ajustados ao corpo.
Vestido Império
Esse modelo de vestido nasceu na França, logo após a Revolução. Ele tem uma linha logo abaixo do busto e saia longa mais fluida.
Vestido X
Versão com cintura marcada e saia bem rodada, que ganhou o coração das mulheres nos anos 50.
Vestido Charleston
Sucesso nos anos 20, tem alças fininhas, marca pouco a cintura e saia curta com pregas e franjas.
Vestido Y
Modelo dos anos 40, combina as formas dos vestidos X e H. Tem cintura e quadris mais marcados e ombros cobertos.
Vestido Princesa
Parte de cima ajustada ao corpo e bem acinturada, que valoriza curvas até de quem não tem. A saia é mais fluida e o decote pode ou não ser sinuoso.
Seja uma revendedora Colmeia
Agora que já conhece os principais modelos de vestidos, use seus conhecimentos para vender e conquiste ainda mais suas clientes. Quer ter um negócio lucrativo e trabalhar do conforto do seu lar? Faça parte do time de revendedoras da Moda Colmeia e trabalhe com as últimas tendências da moda!