Colmeia News

Gestão Financeira — Como Começar a se Tornar Independente em 2020

gestao financeira

Quer se tornar independente e se preocupar menos com o dinheiro daqui para frente? Então, é necessário que você saiba como fazer uma gestão financeira. Assim, você poderá manter o mesmo padrão de vida e ainda alcançar os seus objetivos, como abrir um negócio próprio.

Diferentemente do que algumas pessoas podem pensar, para conquistar a independência não é preciso já ter um patrimônio acumulado. Entenda o que você pode fazer agora para organizar as finanças!

Comece a gestão financeira por um diagnóstico

O primeiro passo para realizar uma gestão financeira bem feita é analisar as entradas e saídas de dinheiro. Nesse sentido, você pode considerar as rendas líquidas e as despesas.

Atente-se que existem dois tipos de gastos. Um são os fixos ou rotineiros, como aluguel, mensalidade escolar, luz, água e telefone. Os outros são os eventuais, isto é, aqueles que mudam de um mês para outro e podem incluir passeios, viagens e reformas.

É comum as pessoas se esquecerem das despesas que não são fixas. Porém, elas também devem estar no planejamento, pois podem impactá-lo bastante.

Defina metas de curto, médio e longo prazo

Saber exatamente o que você deseja é fundamental para organizar a vida financeira. Até porque isso serve como uma forma de motivação para manter o controle e evitar gastos desnecessários.

No curto prazo, você pode pensar em algo que quer para daqui a seis meses, como uma reforma, começar a revender produtos ou uma viagem ao exterior. Já o médio prazo pode incluir os planos que deseja que ocorram em até cinco anos, por exemplo, um curso de especialização ou o aumento dos negócios.

Para o longo prazo, é possível considerar os objetivos a serem alcançados em um tempo maior do que cinco anos, incluindo a independência financeira. Essa meta pode começar a ser atingida agora e ser consolidada no futuro.

Faça o seu dinheiro render

Poupar dinheiro e deixá-lo parado na conta ou na poupança pode fazer você perder recursos. Na conta, o montante perde valor, já que não acompanha a economia. Já a poupança tem rendido cada vez menos.

Em virtude disso, é importante que você busque investimentos que tenham um retorno maior.

Gostou de saber mais sobre gestão financeira? Na Moda Colmeia, você encontra excelentes oportunidades para começar a revender e realizar seus planos. Confira!

Somos uma marca antenada com a moda com 24 anos de história pra contar. Nossa missão é oferecer aos nossos clientes o melhor do produto do mercado, mais fashion, com originalidade e variedade única.

Share:

Leave a reply

Que tal dar uma olhada em nossos últimos posts?

@modacolmeia

Siga-nos e fique por dentro de todas as novidades