Colmeia News

Março Lilás — Empoderamento Feminino e Prevenção do Câncer de Colo

saiba o que é o março lilás e como se cuidar

O Março Lilás é uma campanha mundial voltada para conscientizar a todos, principalmente as mulheres, sobre o câncer do colo do útero. De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer, esse é o quarto tipo que mais afeta as brasileiras.

A boa notícia é que a doença pode ser detectada em exames preventivos, o que facilita o diagnóstico e a cura. Entenda melhor o que é essa causa tão importante que a Moda Colmeia apoia e utilize a informação a seu favor para cuidar da sua saúde!

Por que o Março Lilás é importante?

O Março Lilás tem como objetivo alertar sobre os perigos e a prevenção da doença, que é causada pelo papilomavírus humano. Segundo a Sociedade Brasileira de Cancerologia, cerca de 520 mil novos casos são detectados por ano, principalmente entre mulheres de 45 e 49 anos.

Esse tipo de câncer evolui de maneira lenta, o que ajuda a permitir a sua detecção. Embora seja muitas vezes assintomático, é comum as pacientes relatarem dores na pélvis, menstruação irregular, corrimento anormal, entre outros sinais.

Como ocorre o diagnóstico do câncer do colo do útero?

O diagnóstico pode ser feito por meio de dois exames: o Papanicolau e o de detecção do papilomavírus humano. O primeiro deve ser realizado por todas as mulheres a partir dos 25 anos.

Nesse procedimento, o médico coleta células da região para analisá-las microscopicamente. Se for necessário, a mesma amostra pode servir para o teste de HPV.

Vale notar que, se o diagnóstico for feito precocemente, as chances de cura do vírus chega próximo de 100%. Por isso, é tão importante visitar o médico ginecologista anualmente para investigar se tudo está bem.

Como evitar o câncer de colo?

Ele pode ser evitado por meio da vacina contra o HPV. A versão quadrivalente pode ser tomada por pessoas de 9 a 45 anos. Já a vacina bivalente é indicada para mulheres de 10 a 25 anos.

Para as meninas entre 9 e 14 anos e os meninos na faixa dos 11 a 14 anos, a proteção é dada pelo SUS.

Além disso, o Ministério da Saúde recomenda o uso de preservativos, por se tratar de uma doença sexualmente transmissível. Outro maneira de evitar a instalação da infecção é não fumar, já que esse hábito aumenta os riscos de câncer.

Empoderar-se também significa cuidar bem de si. Não deixe para depois. Aproveite o Março Lilás e faça os seus exames preventivos. Para mais artigos sobre empoderamento feminino e negócios, continue no blog da Moda Colmeia.

Somos uma marca antenada com a moda com 24 anos de história pra contar. Nossa missão é oferecer aos nossos clientes o melhor do produto do mercado, mais fashion, com originalidade e variedade única.

Share:

Leave a reply

Que tal dar uma olhada em nossos últimos posts?

@modacolmeia

Siga-nos e fique por dentro de todas as novidades