Dica Fashion!

Saiba o que as suas roupas dizem sobre você!

Banner Colmeia

Segundo o ditado, “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Mas será que essa afirmação também vale para a nossa imagem pessoal? O que sua roupa fala sobre você? De fato, todos nós mostramos um pouco da própria personalidade pelo visual.

A roupa reflete o nosso jeito de ser e quem somos. Por esse motivo nos sentimos desconfortáveis ao utilizar algo que não gostamos. Pessoas extrovertidas e extravagantes, por exemplo, tendem a gostar de cores vibrantes, acessórios diferentes e que chamam a atenção. Enquanto pessoas introvertidas tendem ao oposto disso, preferindo peças neutras.

Essa discussão sobre roupas e gostos pessoais se relaciona com estilo, que pode mudar com o tempo ou se adaptar às nossas fases de vida, conforme amadurecemos. Descobrir qual é o seu estilo nem sempre é uma tarefa fácil, mas estamos aqui para te guiar nesse processo.

Ao longo do artigo, vamos te ajudar a identificar qual é o seu e mostrar quais são as principais roupas de cada um dos 7 estilos universais. Vamos lá?

Quais são os 7 estilos universais? 

O conceito dos 7 estilos universais foi criado pela Alyce Parsons e a Mimi Dorsey na década de 1980, sendo muito utilizado pelas consultoras de estilo até hoje. A partir da relação entre comportamentos, traços de personalidade e a forma de se vestir,  elas definiram 7 padrões. São eles: clássico, esportivo/básico, romântico, sofisticado, moderno, sensual e criativo.

Segundo essa ideia, o estilo de uma pessoa é formado por 2 ou 3 estilos, sendo um deles dominante. Ao longo da leitura vamos mostrar as principais características de cada um para você descobrir o seu.

Como identificar qual é o seu estilo?

Para definir o seu estilo de roupas é preciso considerar diversos fatores, como a idade, a personalidade, a cultura local, os gostos pessoais, entre outros. Por esse motivo, dizemos que ele não é algo estático e sim, mutável. No geral, nossa imagem é formada pela mistura de 2 a 3 estilos, então é normal nos identificarmos mais com um deles.

A seguir, confira um passo a passo para descobrir o seu estilo. Confira!

  1. Procure referências e identifique padrões

Somos seres visuais, por isso, procure fotos de looks que você usaria e que chamaram a sua atenção e salve-as em um mesmo local. Em redes sociais como o Pinterest e o Instagram é possível criar pastas para facilitar esse processo.

Faça essa tarefa sem questionar os motivos que fizeram você gostar daquela foto. Gostou? Então salve nas referências. Em seguida, procure por repetições nas imagens para identificar quais as cores, estilos e combinações mais te atraem.

  1. Considere o seu estilo de vida

Agora chegou o momento de adaptar as referências que você mais se identificou ao mundo real. Para isso, considere o clima, o código de vestimenta do trabalho, os locais que mais frequenta, enfim, a sua rotina.

Fatores como esses influenciam na forma como nos vestimos. Uma mulher que trabalha na área jurídica, por exemplo, tem peças de alfaiataria no guarda-roupa mesmo que esse não seja o seu estilo de roupas principal. O mesmo ocorre com uma pessoa que ama looks de inverno, mas mora em uma cidade quente.

O objetivo aqui é adequar o seu guarda-roupa (e as futuras compras) à sua realidade e ao seu estilo.

  1. Não tenha medo de experimentar

A cada estação, novas tendências de moda surgem colocando em evidência novas modelagens e estilos. No entanto, muitas mulheres ficam com receio de experimentar peças de roupas que saem da sua zona de conforto. Em geral, por acreditarem que elas não vão ter um bom caimento, não combinam com sua personalidade ou a sua idade.

A pantacourt, o macacão, o cropped e a saia midi exemplificam bem esses casos. Essas peças são lindas e valorizam diversos tipos de corpos, mas muitas pessoas têm receio de usá-las. Por isso, ouse e experimente outros estilos de roupas sempre que for possível. Não se esqueça que a moda também deve ser leve e divertida.

Para valorizar o seu tipo de corpo, utilize os guias de estilo como uma ferramenta para entender melhor como alongar a silhueta e deixar o look mais harmonioso, se esse for o seu desejo. Mas lembre-se: a principal regra é se sentir confiante e confortável com as suas roupas.

Como mostrar mais personalidade no seu visual?

Quando o estilo de roupas combina com a personalidade, a pessoa se sente mais segura e confiante. O autoconhecimento é a chave para definir qual é o seu estilo e, na sequência, como mostrar a sua personalidade pelo visual.

Em geral, temos um estilo “base” e outros que usamos em determinadas fases ou dias, que seriam mais transitórios. Para ajudar nessa tarefa, listamos os 7 tipos universais e damos exemplos de que roupa usar para determinado estilo.

Clássico

O estilo clássico também é conhecido como tradicional. Esse nome já diz tudo, não é? Ele transmite uma imagem mais formal, confiante e madura. De forma geral, as roupas desse estilo são neutras, com detalhes discretos e muita alfaiataria.

Esportivo/Básico

mulher roupas pretas

O estilo esportivo, também chamado de básico, prioriza o conforto, a funcionalidade e a simplicidade na hora de se vestir. Por isso, as modelagens mais básicas como a calça jeans, camisetas e os conjuntos se destacam.

Romântico

mulher estilo romantica

O estilo romântico se diferencia pela feminilidade e delicadeza. Em regra, as roupas que mais definem esse grupo possuem detalhes como babados, estampa floral e cintura marcada. A saia midi e as mangas bufantes também são típicas desse estilo.

Sofisticado

O estilo sofisticado é marcado por peças elegantes e atemporais. Ele é definido pelas roupas neutras, sem excessos, priorizando o caimento perfeito e a boa qualidade dos materiais. Esse estilo é visto nas calças de alfaiataria, blusas de seda, camisas e blazers.

Moderno

Conjunto Blusa Moda Colmeia

O estilo moderno é o urbano, mesclando o estilo sofisticado com um toque de criatividade. Sempre antenada com as últimas tendências, as roupas mais marcantes desse grupo são as modelagens diferenciadas, decotes assimétricos, t-shirts e calça mom jeans.

Sensual

macacao curto ziper frontal 1

O estilo sensual prioriza peças poderosas, que modelam o corpo da mulher sem ser vulgar. As roupas que são a cara desse estilo são as de cintura marcada, bodies, saias lápis e mini saias.

Criativo

estilo de moda feminino

O estilo criativo busca referências em todos os outros para criar um visual único, misturando texturas, cores e estampas. Assim, as pessoas desse estilo criam combinações que passam a imagem que desejam naquele momento utilizando elementos variados.

Nesse artigo, mostramos que é possível conhecer detalhes da personalidade e do estilo de uma pessoa pelas roupas que ela usa. Por esse motivo, refletir sobre o que a sua aparência fala de você é muito importante nos dias atuais.

Usar roupas que combinam com a sua personalidade e estilo ajudam a passar uma imagem mais confiante e segura, sem se tornar uma vítima da moda. 

Para não perder os próximos conteúdos, siga a Moda Colmeia no Instagram!

Somos uma marca antenada com a moda com 24 anos de história pra contar. Nossa missão é oferecer aos nossos clientes o melhor do produto do mercado, mais fashion, com originalidade e variedade única.

Share:

Leave a reply

Que tal dar uma olhada em nossos últimos posts?

@modacolmeia

Siga-nos e fique por dentro de todas as novidades